segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROJETOS

Trabalhar projetos é bastante enriquecedor tanto para o professor como para o aluno, por ser uma forma de trabalho que abrange os diferentes conteúdos da área de Ciências naturais e por que não dizer outras áreas de conhecimento. O interessante nese trabalho é envolver toda a Comunidade escolar e até mesmo pessoas que não fazem parte desta comunidade.
O projeto deve ser trabalhado passo a passo, desde a definição do tema até a sua finalização. Apresentamos os vários recursos pesquisados e trabalhados durante todo o período que se fizer necessário, pois estaremos trabalhando todas as disciplinas em séries iniciais que é a minha área de trabalho. Escolhido o assunto para iniciar o trabalho, precisamos colocar em prática o que temos em mãos e buscar o que é possível e viável.
As apresentações podem ser feitas através de slides, peças teatrais, danças, canções, murais artesanais, apresentações musicais, dramatizações, etc, e todo o trabalho ´deverá ser aberto a comunidade pois estaremos contando com a colaboração de todos.
É bom quando nos dispomos a trabalhar projetos escolhermos um tema considerando a realidade, local, regional e também o grau de escolaridade para que se faça um bom trabalho.
Escolhido o tema , exemplo DENGUE,começaremos os trabalhos que com certeza será satisfatório pois é do conhecimento de nossas crianças. Elas vivem o problema na pele , até pelo fato de residirem em área de risco. As crianças tem o prazer de trabalhar um projeto sobre um assunto que elas dominam bem.
Cabe ao professor a formação de grupos que terão várias atividades a serem desenvolvidas, cada grupo com sua identificação ao que mais consideram dominar. O professor trará conceitos científicos para assim contribuir no entendimento da situação, através da vivencia dos alunos , buscando assim ideias para a resolução dos problemas.
As questões trabalhadas devem contribuir para que sejam sanados problemas que mobilizem de fato a aprendizagem. Os alunos precisam ter prazer em executar as tarefas e o professor é o grande responsável para que tal fato aconteça.
começando a ação depois que vários assuntos foram discutidos através de debates, execução de desenhos, prevenção da doença, os alunos podem trazer para a escola materiais para serem expostos a toda a comunidade escolar. Vasinhos, pratinhos, pneus, plantinhas e assim farão uma demonstração para esclarecimentos. Cabe também a um grupo de alunos convidar um Agente de Saúde que fará uma palestra conscientizando a comunidade , orientando e deixando panfletos com orientações de como diminuir o índice grave que a Dengue já alcançou.
O projeto durante todo o período de execução será monitorado pelo professor e a cada conquista haverá um tipo de avaliação e exposição de trabalhos. Em se tratando do assunto em questão , os alunos deverão ser orientados sobre a capacidade de observação e envolvimento da família para que aprendam a se previnir da doença. assim serão montadas maquetes ilustradas que deverão ficar na escola abertas a visitação. no momento da observação será possível prever, detectar e controlar as transformações do mosquito. Quanto ao trabalho de campo é necessário que pais, alunos e pais estejam inseridos no processo. Deverá ser apresentado dados coletados para a sistematização do conhecimento.ao final dos trabalhos serão distribuídos os panfletos, exemplares de jornal confeccionado pelos próprios alunos. Os alunos deverão apresentar textos escritos por eles fazendo assim a leitura dos mesmos, e assim estaremos trabalhando conteúdos de outras áreas.
Deverá ser feita a avaliação final e assim a satisfação de dever cumprido e tendo a certeza que , se não conseguimos alcançar todos os objetivos , mas teremos cumprido a nossa parte , no que se trata de conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário