quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mostre o rosto.

Assistindo aos noticiários na TV, as cenas de violência, roubo, assaltos, assassinatos, estelionato, em que menores estão envolvidos, os punhos estão algemados mas o delinquente está de costas. Isto acontece pq são menores de idade.Não podem mostrar o rosto. Será que existe explicação para tal atitude das autoridades? Porque não mostrar a cara dos "caras"? Será que é só para que daqui a 1 ano ou 2 estejamos a mercê do maior de idade que hoje não se responsabiliza por seus atos? Eles ficam presos? Até quando? Logo depois são tiradas as algemas e é expedido pelo Exmo. Dr. Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude um documento que determina que o menor delinquente , frequente a escola, pois está em idade escolar. E nós, professores, começamos a conviver com eles. Bonzinhos, nos chamam de "tia", se abrem conosco. Os pais dos mesmos nos contam o que aconteceu e se a escola tenta explicar que estamos com salas já completas, portanto sem vagas disponíveis, eles nos dizem que tem sim pois é uma determinação do Juiz , e o filho é matriculado.
Estamos lá também pra formar cidadãos. O que fazer quando o cidadão já está incluído na escória da sociedade?Não temos escolas equipadas para receber pessoas (menores) já bastante comprometidos com o crime.
Mostre a "cara" deles. Eles precisam ser reconhecidos. Qual é a preocupação em não mostrar? É preciso rever o Estatuto do Menor e do Adolescente. Alguma coisa precisa mudar. As pessoas, menores ou não precisam ser responsáveis por seus atos. Pensemos no outro lado da sociedade que a cada dia está sujeita a ser abordada por um menor , pois nem a "cara" deles podemos ver. O que vocês estão resguardando? Menor delinquente precisa mostrar a "cara" sim, pois além de estarem sendo treinados por maiores, a quem eles intitulam "meu gerente" , no caso do tráfico de drogas , que os levam a outros tipos de violência eles gostam. Um dia eu resolvi aconselhar um aluno desses e ele me respondeu com a seguinte frase: " é limpeza , tia" , pelo menos hoje tenho dinheiro no bolso.
Claro que "é limpeza". O rosto dele só será mostrado daqui a 4 anos mais ou menos qdo estará atingindo a maioridade. Aí sim, já estará no caminho do "idoso em crimes" , pois aos 20 anos a vida desse hoje menor já estará encaminhada para a morte.
"Mostre a cara deles hoje"
Quem sabe estaremos colaborando para um mundo melhor?
Quem sabe estaremos conseguindo inibir outra "açao" deles?
Vale a pena pensar no assunto. Concordam comigo?